A Comissão Senado do Futuro aprovou a apresentação no Congresso, da emenda ao Plano Plurianual da União para o período de 2016 – 2019, que prevê R$ 500 milhões para pavimentação da BR-242, no trecho entre Alto Vista, em Mato Grosso a Taguatinga, no Tocantins. O senador Wellington Fagundes (PR), presidente da comissão, foi quem fez a propositura, acatada pelo relator, Cristovam Buarque (PDT-DF). Ao todo, 25 emendas ao texto original tiveram aval para mais diversos setores no país.
Só Notícias teve acesso ao relatório, no qual é proposto que a “Secretaria da Comissão seja incumbida de proceder às adequações que se fizerem necessárias à formalização e apresentação das emendas junto à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização”.
A comissão detalhou a indicação a respeito de quilometragem e demais informações técnicas. No entanto, a pavimentação daria agilidade a locomoção, ligando o centro agrícola mato-grossense, já que hoje, produtores dão preferencia a insumos do Tocatins, por exemplo, devido a proximidade. Os governantes acreditam que as obras trariam mais ainda movimentação financeira na região do Araguaia.
Conforme Só Notícias já informou, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado também aprovou o relatório setorial de Infraestrutura para o Plano Plurianual, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que incluiu a construção da Ferrovia Bioceânica, no trecho Sapezal, em Mato Grosso, a Porto Velho, em Rondônia, numa extensão de 950 km. A emenda foi apresentada de forma conjunta com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
Pelo texto, o trecho da ferrovia tem custo estimado de R$ 5 bilhões e faz parte do Plano Integrado de Logística (PIL), que prevê concessão à iniciativa privada e parceria com o governo da China.