PUBLICIDADE

Apreendidos 212 quilos de pescado ilegal em Mato Grosso; sargento é detido

PUBLICIDADE

Cerca de 212 quilos de pescado ilegal foram apreendidos por fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Barra do Garças, envolvidos na operação Rastro Verde, e policiais militares. Os peixes estavam às margens do rio Kuluene e seriam comercializados. A pesca está proibida até o final de fevereiro em todo o Estado, durante a Piracema – período no qual as espécies pesqueiras desenvolvem sua migração anual em busca dos lares de reprodução, garantindo a sobrevivência da espécie, se tornando mais frágeis aos pescadores.

Também foi encontrado uma espécie de jaú, peixe de grande porte, ainda vivo, de 65 kg. Quatro pessoas envolvidas foram detidas, entre elas um sargento da Polícia Militar de Goiás. Além das prisões, foram apreendidos um revólver e uma carabina, ambas de calibre 22. Para o crime ambiental verificado, foi lavrado auto de infração e aplicada multa de R$ 120 mil. Todo o pescado apreendido, como é de praxe, foi destinado a diversas instituições de caridade da região.

Em continuidade às ações de fiscalização rodoviária, durante o último final de semana, foram apreendidos mais 8 caminhões transportando madeira irregular, no Trevo do Lagarto em Várzea Grande, resultando em R$ 87, 5 mil em multas.

A operação Rastro Verde, realizada pelo Ibama em todo o país, com especial atenção aos estados da Amazônia e centros consumidores de madeira do sul e sudeste do Brasil, visa coibir o transporte ilegal do produto pelas principais rodovias do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE