PUBLICIDADE

Após tragédia em Minas, Aneel manda fiscalizar 12 barragens em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, hoje, a abertura de uma força-tarefa para fiscalizar “in loco” 142 usinas hidrelétricas no país. A medida é uma resposta à tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrida no último dia 25, quando uma barragem da Vale do Rio Doce, na Mina Córrego do Feijão, se rompeu e causou a morte de 142 pessoas, sendo que há ainda 194 desaparecidas.

Em Mato Grosso, a fiscalização será feita em parceria com a Agência Reguladora (Ager), conveniada da Aneel. Serão vistoriadas as usinas Casas de Força 1 e 2 (em Itiquira), Primavera (Primavera do Leste e Poxoréo), Juína, Salto (Indiavaí e Jauru), São Lourenço (Juscimeira), Ombreiras (Araputanga), Figueirópolis (Figueirópolis D’Oeste e Indiavaí), Bocaiúva (Brasnorte), Graça Brennad e Pampeana (ambas em Tangará da Serra e Barra do Bugres), Juba 1 (Tangará da Serra), e Poxoréo.

De acordo com a Aneel, para efeitos de fiscalização, as barragens são caracterizadas em dois critérios: dano potencial alto e risco. No dano potencial alto são compreendidos os seguintes aspectos: barragens com grandes reservatórios; existência de pessoas ocupando permanentemente a área a jusante da barragem; área a ser afetada apresenta interesse ambiental relevante ou é protegida e existência de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo na área que seria afetada.

No critério de risco são avaliados: a documentação do projeto, qualificação técnica da equipe de segurança de barragens, roteiros de inspeção de segurança e monitoramento; regra operacional dos dispositivos de descarga da barragem e relatórios de inspeção de segurança com análise e interpretação.

A Aneel é responsável pela fiscalização de um total de 437 hidrelétricas, que totalizam 616 barragens, já que alguns empreendimentos possuem mais de um barramento. A agência informou que entre 2016 e 2018 fez vistorias presenciais em 122 usinas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE