PUBLICIDADE

Após decisão do STF deve iniciar debate sobre casamento entre homossexuais

PUBLICIDADE

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união homossexual estável vai incentivar o debate em torno da proposta sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A opinião é do deputado Jean Wyllys (P-SOL-RJ), autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto no Congresso.

O deputado considera que a decisão de ontem do STF é uma vitória importante, mas, agora, é preciso fazer valer a decisão no texto da lei. "É uma grande conquista num país onde o Legislativo, desde 1995, não legisla nada relativo ao direito LGBT [lésbicas, gays, bissexuais e transexuais]", disse.

A PEC conta com mais de 70 assinaturas. Mas, para começar a tramitar, é preciso 171. "Apesar do fato de alguns deputados estarem vociferando contra a proposta nas redes sociais com argumentos pobres intelectualmente, acredito que, agora, possamos conseguir mais assinaturas", disse.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por sua posição radicalmente contrária aos direitos dos homossexuais, disse que a PEC não tem chance de tramitar no Congresso Nacional. Ele criticou a decisão do STF e disse que "ninguém tem orgulho de ter um filho gay".

"Assim como o corpo é formado por células e quando aparece uma célula cancerosa, o corpo sente, o país é formado por famílias, e quando essas células são destruídas, o país vai perdendo forças", comentou. "Nenhum homossexual está proibido de ter relação sexual, o que não se pode é levar isso para a legalidade", acrescentou.

Para Jean Wyllys, a opinião é de alguém que usa a "força bruta" em nome do debate. "A Constituição é cidadã e trata da defesa e promoção da dignidade da pessoa humana para todos", destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem é internada com suspeita de traumatismo após acidente no Nortão

O acidente de trânsito com uma Honda Titan vermelha...

Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso

Mato Grosso avançou um acordo para receber financiamento climático...

Número de inadimplentes sobe em Mato Grosso e chega a 1,165 milhão

No mês passado, 11.766 pessoas entraram na base de...
PUBLICIDADE