O nível do rio Cuiabá continua diminuindo e, esta tarde, registra 7,3 metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Oscar Amélito, hoje não foi registrada nenhuma ocorrência em virtude das chuvas. “A situação está tranquila e a expectativa é que o nível do rio continue reduzindo”. Esta manhã, o nível do rio atingiu o ápice de 7,51 metros. Por volta das 11h, já havia diminuído para 7,42 metros.
No final de semana foram registradas ocorrências nos bairros Lixeira e Parque Atalaia. Na Lixeira houve um desmoronamento parcial de uma residência e no Parque Atalaia dez famílias que residem em chácaras localizadas nas proximidades de uma vazante do rio ficaram ilhadas. Todos, no entanto, já foram encaminhados para locais mais seguros. A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou seis caminhões com equipes para auxiliar no suporte e limpeza dos locais atingidos pelas chuvas. A Secretaria de Assistência Social colocou equipes em alerta para realizar atendimentos em casos de necessidade.
O nível alto do rio Cuiabá também causa transtornos principalmente nos municípios vizinhos como Santo Antônio do Leverger. Neste município, cinco bairros estão alagados e os moradores só entram na localidade de barco. Algumas famílias foram retiradas da região.
Para evitar consequências causadas pelas chuvas, o prefeito Mauro Mendes determinou a formação do Comitê de Gestão de Risco, composto por representantes de dez secretarias municipais – Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Assistência Social, Saúde, Cidades, Trânsito e Transportes Urbanos, Gestão e Comunicação. A primeira reunião do Comitê foi realizada hoje.