quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Após 3 anos, concurso da PM deve ser realizado em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Desde 2005 sem renovar o efetivo policial, os comandos regionais da Policia Militar em Mato Grosso devem ganhar reforços, devido a realização do concurso público para provimento de, pelo menos, 1.030 mil soldados. Destes, 103 (10%) do sexo feminino. O projeto de edital foi encaminhado à Procuradoria do Estado, para análise.

Caso não apresente erros e com o parecer favorável, deve ser definida a instituição que organizará as provas. De acordo com o comandante do CR3 (Comando Regional 3), ao qual estão subordinadas 35 cidades da região Norte, entre elas Sinop e Sorriso, coronel Elierson Metelo de Siqueira, o Nortão deve ser beneficiado com cerca 200 vagas. Sinop deve concentrar pelo menos 50% do número.

Metelo explicou, ao Só Notícias, que a expectativa é que o processo seja finalizado até o segundo semestre e, as provas, aplicadas na segunda metade do ano. Os aprovados passarão por treinamento na academia militar por aproximadamente seis meses. “O concurso traz várias mudanças. A primeira é regionalização. O policial que é oriundo da região tem interesse em ficar mais próximo a sua família”, declarou.

No Nortão, entre as 35 cidades, estima-se que há uma população de aproximadamente 600 mil pessoas. A segurança é feita por em torno de 546 policiais. A dificuldade em contrar a criminalidade, ressalva o comandante, está no baixo efetivo disponível.
“Não é por falta de segurança, mas pela cobertura estar aquém da nossa capacidade”, ressaltou.

Em Sinop, cuja população é de 105 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há, em média, 100 militares na ativa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE