Depois de quase 24 horas sem telefone fixo e sem máquinas de cartão de crédito, o sistema voltou, hoje de manhã, parcialmente em Sorriso. Na noite de segunda-feira (17), uma descarga elétrica atingiu e danificou a central que distribui as linhas telefônicas para todo o município. Uma equipe de técnicos de Sinop foi até Sorriso para resolver o problema. Porém, mesmo com a previsão do sistema voltar ao normal às 14h de ontem, as linhas telefônicas e o sistema das máquinas de cartões de crédito voltaram a funcionar, hoje de manhã, mas não em sua totalidade.
Os telefones de emergência, como 190, 193 e 197, também ficaram fora do ar dificultando no atendimento as pessoas que necessitavam de ajuda. “Tivemos poucas ocorrências, pois ninguém conseguia entrar em contato”, disse o cabo PM Marques.
Além das dificuldades em se comunicar, muitas empresas deixaram de vender com o problema no sistema de cartão de crédito. “Muitos clientes passaram pelo restaurante, viram as placas avisando do sistema fora do ar e deixaram de entrar no estabelecimento”, lamenta o gerente de um restaurante da cidade, Diego Mezadri.
Segundo ele, a única solução foi anotar em uma ficha o nome do cliente, contato e o valor da compra. “Tem muita gente passou despercebida pelas cinco placas que coloquei avisado sobre o sistema. Muitos destes clientes eu nem conheço, mas vamos confiar que eles venham pagar o almoço”, disse Mezadri.
Cerca de 20 clientes tiveram que anotar as despesas, que somaram cerca de R$ 200. “Nós já ficamos outras vezes sem sistema, mas nossos clientes sempre foram muito honestos e vieram até o restaurante quitar as dividas”.