O pedágio cobrado no trecho Curitiba e Florianópolis – BR-116/376 e BR-101, respectivamente – será reajustado em 5,56% a partir do dia 22. Com isso, o valor das tarifas passará de R$ 1,80 para R$ 1,90, informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Há cinco pontos de cobrança de pedágio nesse trecho, explorado pela Autopista Litoral Sul. Um deles, em São José dos Pinhais, no Paraná, e quatro em Santa Catarina (Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça).
De acordo com a ANTT, o aumento foi calculado a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, que considera a correção monetária dos valores cobrados; revisão, que recompõe o equilíbrio econômico-financeiro em situações como novas obrigações atribuídas à concessionária, e o arredondamento, para facilitar a fluidez do tráfego, que poderá ser compensado na revisão subsequente.
Os 406 quilômetros de extensão do trecho foram concedidos à iniciativa privada pelo período de 25 anos, em fevereiro de 2008, na segunda etapa do programa de concessões rodoviárias.