Com objetivo de acompanhar o trabalho que é executado pelos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) aos agricultores familiares, o analista de Projetos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Alexandre Alves Ferreira, está no estado visitando a região de Cáceres e Cuiabá. O analista veio monitorar as atividades de instalação de Unidade Didática de Subsistência e Sustentação Econômica, capacitação de produtores, técnicos e verificar a aquisição de equipamentos, veículos e outros.
Segundo Alexandre, a visita é para orientar e conferir a utilização dos recursos do MDA referentes os convênios 2007/2008, no valor de R$ 11,2 milhões. O recurso é utilizado para atender 8,5 mil famílias de comunidades tradicionais em 84 municípios. A coordenadora do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultores Tradicionais, Denise Ávila Guterres, acompanha o analista e apresenta o relatório das atividades e dos recursos aplicados.
O diretor-técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, comenta que o analista está percorrendo os municípios de Cáceres, Glória D"Oeste, Salto do Céu e Lambari D"Oeste conferindo as Unidades Didáticas, Projeto Vida Nova, estruturação da atividade para o turismo rural, demonstração de tecnologia e outros. Na região vão mostrar o trabalho com a pecuária de leite e o investimento em algumas propriedades para o turismo como nova alternativa de lucro e renda.
Segundo Ferro, a parceria com o MDA tem sido a garantia dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os agricultores tradicionais. Após o término da visita será aguardado o relatório do MDA e o depósito da próxima parcela do recurso para dar continuidade às ações nas comunidades rurais. O monitoramento começou segunda-feira (23) e encerra amanhã.