PUBLICIDADE

ANA analisa outorga de recursos hídricos para usina de Sinop

PUBLICIDADE

A Agência Nacional das Águas (ANA) ainda analisa se concede ou não a outorga para utilização de recursos hídricos na usina hidrelétrica de Sinop. O despacho do pedido feito pela companhia à frente do empreendimento foi publicado na sexta-feira (6), pela superitendência em Mato Grosso, mas não há prazo definido para avaliação. O aval é necessário para o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água do rio Teles Pires, sendo necessário para evitar conflitos entre usuários e assegurar-lhes o efetivo direito.

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) declarou de utilidade pública (DUP) as faixas de terras no Norte de Mato Grosso destinadas à construção da hidrelétrica Sinop, mais especificamente as áreas particulares visando a implantação do canteiro de obras, em Cláudia e Itaúba. O cronograma de instalação de maquinários, envio de materiais e outros não foi divulgado. O reservatório com 337 quilômetros quadrados (33,7 mil hectares) deve abranger também Ipiranga do Norte.

Conforme Só Notícias já informou, em março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) liberou a Licença de Instalação da usina. Com isso, a empresa vencedora da concessão tem “carta branca” pra iniciar as obras efetivamente. A confirmação foi feita pela Associação dos Municípios Impactados por Usinas (AMIU).

O contrato das obras da usina foi assinado e a nova previsão é antecipar de janeiro de 2018 para maio de 2017 o início da operação. A expectativa é que as obras comecem ainda este semestre, com projeção de proporcionar até 3,2 mil empregos diretos e, 12 mil indiretos no decorrer dos trabalhos. O projeto demanda pelo menos R$ 1,777 bilhão em investimentos, com preço médio da energia a ser gerada de R$ 109,40 por megawatt-hora (Mwh).

A usina de Sinop tem capacidade instalada para gerar aproximadamente 400 megawatt, que correspondem a aproximadamente 1 milhão de geladeiras funcionando ou a 4 milhões de lâmpadas de 100 watts acesas simultaneamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE