segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi descoberta uma nova espécie da flora brasileira, a Tibouchina triprovincialis. A identificação foi realizada a partir de uma das amostras coletadas durante expedição técnica à Estação Ecológica do Rio Roosevelt, que é uma unidade de conservação estadual localizada na região de Colniza (1052 km de Cuiabá).

A espécie, pertencente à família Melastomataceae, ocorre no bioma Amazônico, com registros confirmados em apenas três Estados brasileiros: Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. A coleta da planta em Mato Grosso foi realizada pelos técnicos Juraci de Ozeda Ala Filho, Lisandro de Souza Peixoto Neto e Sebastião Souza Silva. 

O trabalho contou com suporte técnico do Herbário Central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT) – campus Tangará da Serra, além do financiamento do Programa REM MT, que garantiu a contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e apoio logístico para as expedições.

A nova espécie é um arbusto de pequeno porte (20–80 cm), com folhas minúsculas e cobertas por escamas, além de inflorescências compactas e características florais únicas. Seu habitat são áreas campestres alagadas sazonalmente, conhecidas como Campinaranas, inseridas no coração da Amazônia. 

O Mapa da Vegetação Primária de Mato Grosso, atualmente em fase de homologação pelo IBGE, representa um avanço essencial na identificação das espécies arbóreas presentes no estado. “Mato Grosso carecia desse trabalho de mapeamento da vegetação original, pois, a única fonte com o que nós trabalhávamos para classificar e autorizar a supressão da vegetação era o RADAM, que foi feito na década de 70”, explicou Juraci de Ozeda Ala Filho, geólogo e técnico analista da secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que participou de todo o processo de construção do novo mapa.

Iniciado em 2008, o projeto envolveu expedições por todo o território mato-grossense, com amostragens e análises do ambiente físico, estrutura da vegetação e identificação de espécies arbóreas e arbustivas. A previsão é que o trabalho seja concluído ainda em 2025, com a publicação oficial e disponibilização ao público do mapa atualizado.

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. Na fase 1 do Programa REM MT, foram apoiados 157 projetos, beneficiando 144 organizações sociais, entre elas, 114 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as 603 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 107 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 35 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.  

O programado é coordenado pelo governo do Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT e prefeitura articulam projeto-piloto para castrações de animais

A criação de um projeto de castração gratuita de...

Grávida é hospitalizada após colisão entre moto e dois carros em Sorriso

O acidente envolvendo a Honda Biz, Toyota Corolla Cross...

Projeto para implantar estacionamento de caminhões em Lucas é detalhado para prefeito

O projeto do estacionamento para caminhões foi apresentado, ao...

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...
PUBLICIDADE