Testes em novas variedades de amendoim estão sendo feitos pelo Centro de Tecnologia de Pesquisa, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Sinop. Os experimentos foram plantados em março e alguns cultivares estão prontos para serem colhidos.
Segundo o agrônomo e mestre em irrigação e drenagem Marcus Damião de Lacerda, quatro novas variedades foram implantadas no centro de pesquisa – BRS Havana, BR-1, BRS 151 L-7 vermelho e BRS 151 L-7 bege. Inicialmente serão colhidas três cultivares, BR-1, BRS vermelho e BRS bege. Já o experimento de BRS Havana será colhido nos próximos três meses.
“As cultivares são precoces e se adaptam melhor em ambientes com pouca chuva, entre 300 a 500 mm por ciclo. O excesso de chuva faz o ciclo ficar mais longo e portanto, ocupar mais tempo no solo, além de favorecer aparecimento de pragas, especialmente das vagens”, explica o agrônomo.
O objetivo é buscar novas alternativas de cultivos na região, voltadas para beneficiar pequenos produtores da região. “A Embrapa e Empaer estão se ajustando para conseguir sementes suficientes para conduzir ensaios com material de elite, tanto do tipo ereto quanto ramador”, destacou. De acordo com o engenheiro, novas unidades demonstrativas devem ser implantadas ainda este ano, com testes de irrigação.
“Também será instalado um experimento com 8 cultivares de gergelim este mês. A área da Empaer está sendo preparada e será corrigida para instalar o experimento. O intuito é avaliar diferentes cultivares comerciais de gergelim”, enfatizou. Serão testadas as cultivares Nicarágua, Mexicano, Venezuela, Paquistão, Guatemala, CNPA G3 e CNPA G4.