PUBLICIDADE

Amazônia não pode ser salva pela polícia, diz Mangabeira

PUBLICIDADE

O ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, afirmou hoje que a Amazônia brasileira não pode ser salva pela polícia, o que justifica a necessidade de uma "revolução" no extrativismo local.

"Não haverá preservação sem desenvolvimento nem desenvolvimento sem preservação. Não é um problema de lei. Temos que fazer tudo ao mesmo tempo. O problema prioritário é o controle da terra. Se não resolvernos isso, nada mais funcionará", disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro.

Ao comentar o primeiro ano do Plano Amazônia Sustentável (PAS), Mangabeira avaliou que já podem ser observados efeitos positivos na região. Ele reconheceu, entretanto, que a região permenece um "caos fundiário", uma vez que apenas 4% das terras particulares estão regularizadas.

Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 8 de maio de 2008, o PAS prevê a implementação de um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira. Para o ministro, o plano requer a concilliação de "muitas idéias e muitos interesses", mas o essencial é adotar medidas que favoreçam posses de pequenos e médios proprietários.

Ele ressaltou que a estratégia do governo será ampliar o quadro de responsáveis pela fiscalização na Amazônia, além da colaboração do Exército brasileiro e de estados e municípios. "Só assim vamos dar conta do recado."

Mangabeira destacou que a regularização fundiária e ambiental é um problema não apenas na Amazônia, mas em todo o país, o que acaba virando "um jogo de pressão, de influência e de sufoco". Para ele, a falta de alternativas para a população, sobretudo, amazônica, leva a atividades que resultam em desmatamento, como a pecuária extensiva e a exploração ilegal de madeira.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE