PUBLICIDADE

Alunos em Sinop demonstram aprendizado sobre cuidados no trânsito

PUBLICIDADE

Os alunos da Escola Municipal Sadao Watanabe, no Jardim Primaveras, apresentaram, na última sexta-feira, uma série de trabalhos desenvolvidos a partir das palestras e orientações que receberam da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), durante a semana na exposição de trabalhos de trânsito na escola (II Expotran), encerrada no dia 20.
Como resultado da palestra “trânsito e cidadania”, os alunos apresentaram maquetes com simulação de acidentes e propostas de um trânsito seguro, assim como peças teatrais retratando situações reais e que estão acostumados a ver no seu cotidiano.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Jair Gonzaga, que acompanhou a apresentação de todos os grupos, o resultado é fruto do esforço de todos. “Conversei com os professores das turmas e me garantiram que os textos usados foram de autoria dos próprios alunos, assim como os materiais de apoio para a peça”.

Encenando um acidente de trânsito, os alunos da 6ª série, envolveram instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda de Trânsito, familiares, expectadores e, principalmente, a imprensa como fundamental agente de transmissão das informações.

Usando a prática de entrevistas e transmissão de telejornal, eles adaptaram todas as situações simuladas associando ao conteúdo repassado pelos profissionais durante a semana revelando, também, como forma de informação, os índices de acidentes de trânsito registrados em Sinop ao longo de alguns anos.

Conforme Alexandre Vilalva, aluno da 6ª série, a apresentação desses índices envolveu um trabalho de pesquisa realizado pelo grupo. “Isso serviu pra eu conhecer o número de acidentes que acontecem na Cidade e aprender quais são os meus direitos e os meus deveres no trânsito”, confessou brincando que não vai mais andar de bicicleta na calçada ou na contramão e que quando estiver à pé só vai atravessar a rua na faixa de pedestre.

A II Expotran foi realizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), com a missão de congregar esforços, possibilitando a reflexão e a conscientização sobre a responsabilidade de cada um com segurança no trânsito, através de ações educativas, coletivas, sistemáticas e continuadas. Além das palestras, os alunos tiveram, com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), uma palestra sobre Consciência Fiscal e, à tarde, fizeram blitz educativa (panfletagem) na Praça Plínio Calegaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE