PUBLICIDADE

Alunos de Mato Grosso apresentam robô durante olimpíada do conhecimento

PUBLICIDADE

Considerada uma das surpresas da `Olimpíada do Conhecimento`, os competidores de Mato Grosso da modalidade de Robótica Industrial apresentaram o robô que construíram durante os treinamentos realizados em Cuiabá. Ontem, os alunos tiveram que fazer com que o equipamento percorresse um trajeto e obtiveram um excelente resultado: o robô foi o mais rápido da prova. A tarefa de hoje será fazer o mesmo percurso recolhendo cubos de diferentes tamanhos.

“À primeira vista, a tarefa parece fácil, mas é extremamente complexa para ser colocada em prática. Os alunos têm que ter o domínio sobre todos os equipamentos, desde câmera, drives e programação de softwares”, explica o coordenador da equipe mato-grossense, Nilson Luiz da Silva. A pista, construída com o mapa da região onde ocorre a Olimpíada, possui limites que não devem ser ultrapassados pelo robô.

Para serem avaliados, os competidores têm que apresentar o projeto da construção do robô, montá-lo e cumprir várias provas. “Além disso, eles também são analisados pelas atitudes pessoais, como segurança e atitude”. Para os visitantes, a apresentação dos robôs é um show à parte. “É muito legal saber que eles construíram e conseguem ter controle sobre os equipamentos. É o sonho de todo garoto”, diz o estudante da rede estadual de ensino de Blumenau, Lucas Fernando da Silva, 12 anos.

De acordo com o aluno Douglas Antônio Scariotti, 20 anos, a participação na modalidade acabou sendo uma preocupação no início dos treinamentos. “Eu não possuía muito conhecimento na área e imaginava que seria muito difícil, mas, com o tempo descobri que com dedicação e concentração é possível desenvolver um bom trabalho”, diz ele, que é soldado do 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Cuiabá e foi liberado para participar da competição.

Além do Douglas, mais dois alunos representam Mato Grosso na modalidade: Joel Hortêncio Dias Gomes e Eduardo Luiz de Oliveira. “No início dos treinamentos dividíamos as tarefas, mas depois todos tinham que aprender a executá-las. Afinal, é um trabalho de equipe”, ressalta Eduardo. Os treinamentos tiveram início em fevereiro e foram até um dia antes da viagem para a competição. “É a primeira vez que Mato Grosso participa dessa modalidade e alguns Estados, como São Paulo e Minas Gerais já possuem experiência na área”, revela o coordenador da equipe.

Além de Robótica Industrial, outras 14 ocupações estão sendo disputadas em Blumenau (SC), durante a primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento. O evento é promovido em um espaço de 26 mil m2, denominado ‘Vila Germânica’, no centro da cidade. A segunda etapa do torneio será em Porto Alegre (23 a 28 de julho), e a última em Curitiba (12 a 17 de agosto).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE