Estudantes da escola técnica estadual de Tangará da Serra e Sinop se destacaram na última edição do Hacka MT, maratona tecnológica promovida no último fim de semana pela secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e parceiros. A equipe vencedora (Family Agro) contou com egressos do curso técnico em Agropecuária, enquanto o segundo lugar ficou com equipe formada (também em parte) por alunos do curso técnico em Agronegócio.
Os vencedores (Family Agro) receberão a premiação concedida através de cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), durante um período de até 12 meses, totalizando R$ 91,2 mil.
Eles desenvolveram uma solução que propõe utilizar inteligência artificial generativa para coletar e organizar dados de agricultores familiares, disponibilizando as informações em um sistema web e facilitando o acesso por entidades públicas. O time foi formado por Ueslei Pontarolo Lidoino, Johnny Limberger Dinarte, Kiara Baco Anhon, Sérgio Barbosa Ramos e Rui Manuel Pardal Ribeiro.
“Agora, com o apoio da Seciteci, por meio do Parque Tecnológico Mato Grosso, a equipe vencedora seguirá uma trilha de capacitação para que possamos entregar essa solução à Prefeitura de Tangará da Serra e gerar impacto real na comunidade”, afirmou a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Claudia Rosa.
Kiara Anhon, da equipe vencedora, viajou mais de 500 km até Tangará da Serra para participar do evento. “A gente veio lá de Sinop em uma tentativa de aprender muita coisa nova. E desde o networking, até o contato com os mentores e desafios, a gente trabalhou muito. A experiência foi sensacional”, afirmou a ganhadora, através da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.