PUBLICIDADE

Aluno de Nova Mutum vence concurso nacional de redação

PUBLICIDADE

O 2º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União reuniu representantes de 279 escolas de 24 estados e do Distrito Federal. Com o tema “Tráfico de Pessoas – Diga Não”, o concurso premiou o aluno classificado em primeiro lugar em cada estado e o seu professor responsável com um tablet. No total, 939 redações foram inscritas.

Em Mato Grosso, Rogério Antônio de Lima Júnior, 16 anos, aluno da escola estadual José Aparecido Ribeiro, de Nova Mutum, foi o vencedor. Em seu texto, ele buscou inspiração em “Navio Negreiro”, de Castro Alves, o Poeta dos Escravos. O poema do século XIX relata a situação dos escravos da época e protesta contra esta situação. O estudante não esconde o orgulho em ganhar o prêmio. “Eu me sinto muito privilegiado por ter levado o nome da escola para fora do Estado, só tenho a agradecer a professora Rosenir, ao diretor e a todos da escola”.

A professora de português, Rosenir Mendes Müller, leciona na escola desde 2009 e acompanha Rogério desde que ele ingressou na unidade em 2015, para cursar o primeiro ano do ensino médio. No início desse ano, a dupla já havia ganhado um concurso de redação de âmbito municipal, cujo tema era a exploração sexual e infantil.

Rosenir explica que trabalhou com os alunos o tema do concurso em pesquisas, filmes e que promoveu um debate. Além disso, pediu para que todos os alunos escrevessem uma dissertação sobre o tema. “Eu acredito que a escola é para formar cidadãos críticos e esse tipo de concurso é para isso, além de estimular os alunos”.

Segundo a articuladora da escola, Tânia Manjabosco, todos os professores de português foram estimulados a trabalhar o tema da redação. “Mobilizar os alunos para participar de um concurso como esse, é estimular a consciência”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE