Um projeto da Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) contemplará Alta Floresta. Um centro de responsabilização de autores de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescents deve ser instalado na delegacia regional. Este será responsável para apurar denúncias e responsabilizar os acusados.
A região de Alta Floresta ficou entre as escolhidas por possuir um dos maiores índices de crimes sexuais apresentados em 2002. Também estão na lista Água Boa, Barra do Garças, Diamantino e Cáceres. Pelo projeto, desenvolvido desde 2005 no Estado, espera-se reduzir números de abusos, já que também intensificará as punições.
“A criação dos centros proporcionará também a identificação das rotas, causalidade e modalidade de exploração atendendo as ações previstas dentro dos planos nacional e estadual de enfrentamento do fenômeno da exploração sexual infanto-juvenil, previstas dentro do eixo denominado defesa e responsabilização”, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito.