O Museu de História Natural de Alta Floresta sedia o “curso de formação técnica sobre alternativas ao uso do fogo no desenvolvimento sustentável da região amazônica”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Direção Geral da Cooperação Italiana, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. O curso será ministrado de fevereiro a novembro deste ano.
O curso será desenvolvido em 10 módulos de três dias por mês e se destina a líderes comunitários, técnicos e produtores da região e tem como principal objetivo a capacitação de agentes multiplicadores quanto a alternativas ao uso do fogo.
Os módulos previstos são ‘metodologias participativas para a definição de políticas públicas’; ‘técnicas de manejo integrado da propriedade rural’; ‘educação ambiental’; ‘desenvolvimento sustentável e legislação ambiental’; ‘recuperação de solos degradados e sistemas agro-florestais’; ‘técnicas de aproveitamento de resíduos de madeira’; ‘técnicas para o manejo e melhoramento de pastagens’; ‘manejo florestal sustentável’ e ‘gestão de florestas públicas’.