A importância do uso do cinto de segurança e cadeirinha será o tema da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, em Alta Floresta. De acordo com o secretário de Trânsito Transporte e Segurança, Luiz Jorge, 97% dos condutores não utilizam o cinto de segurança em Alta Floresta. O percentual equivale a condutores de 5.820 dos 6 mil veículos que circulam no município. “Estamos muito preocupados com essa situação. A população ver que existe a necessidade do uso do cinto de segurança”, conscientizou o Secretário.
Um levantamento feito, em 2008, pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) constatou que 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Se o uso do cinto de segurança fosse priorizado pelos ocupantes dos veículos o risco de morte em uma colisão seria reduzido em 50%.
O mesmo estudo indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro, o que aumenta em cinco vezes o risco de morte de um passageiro do banco traseiro de um condutor sem o cinto de segurança, comparado ao resultado de um passageiro do banco traseiro com o cinto.