A secretaria municipal de Trânsito, Transporte e Segurança estuda a adoção de medidas mais rígidas para evitar que menores continuem dirigindo, o que é proibido. As sanções devem variar de multa até a punição do responsável que liberou o veículo para o adolescente. Nos últimos tempos este foi um dos maiores problemas constatados na cidade.
O secretário Luiz Jorge explica que, inicialmente, as ações têm caráter orientativo. Há pelo menos vinte dias guardas de trânsito orientam condutores. Em Alta Floresta, aponta Jorge, dos veículos abordados, pelo menos 90% estão em situação irregular. “Isto envolve menores dirigindo, documentos atrasados, entre outros. Vamos executar a lei. Não podemos admitir crianças de 14 anos conduzindo motos”, declarou, ao Só Notícias. Jorge não prevê prazos para a secretaria começar a agir com mais rigor. “Mas vamos tomar posição mais dura. Não podemos ficar a vida inteira orientando”, acrescentou.
Luiz Jorge aponta que a realização de concurso público – previsto para julho – para aumentar o efetivo da guarda, ajudará na realização de futuras abordagens. Atualmente, 5 guardas estão trabalhando mas o efetivo chegará a 20.
A Polícia Militar de Alta Floresta também presta assistência à secretaria nos trabalhos de orientação e abordagens.