A segunda edição da Semana do Consumidor em Alta Floresta registrou, até terça-feira, 129 reclamações de diversos tipos. O volume é pouco abaixo do que o registrado nos dois primeiros meses do ano pelo Procon do município, quando foram 168 procedimentos. Ainda não foram especificadas quais os principais motivos de descontentamento dos consumidores, porém, são diversos e variam desde compra de cosméticos até prestação de serviços.
Os trabalhos na unidade estão relacionados a renegociação de débitos de pessoas com nomes inclusos no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e envolvem empresas filiadas à Câmara de Dirigentes Lojistas. A Semana do Consumidor está sendo desenvolvida em parceria com acadêmicos de uma faculdade de direito que prestam, gratuitamente, atendimentos nas áreas da família, previdência, consumidor e civil (pequenas causas). O balanço final deve ser divulgado em breve.
Conforme Só Notícias informou, a maioria das reclamações registradas entre janeiro e fevereiro correspondem a produtos que apresentaram defeitos ou algum outro tipo de problema. Neste setor, foram pelo menos 70 reclamações. Na relação estão ainda serviços essenciais – telefonia e energia – ( 41), assuntos financeiros (37) e serviços privados (20).