A ampliação do terminal de embarque e desembarque do aeroporto de Alta Floresta não tem data certa para ser concluída. Lançadas em maio, iniciou com pelo menos dois meses de atraso e em outubro as obras pararam por cerca de 15 dias devido a incidentes relacionados a empresa. A prefeita Maria Izaura acredita que até janeiro esteja tudo pronto. “A construtura pediu prorrogação de prazo, eles pararam alguns dias, mas acredito que até janeiro tenha uma definição”, disse ao Só Notícias. Estão sendo investidos R$280 mil para a ampliação de 420 metros quadrados.
Segundo a prefeita, mesmo com as mudanças, os vôos continuam operando normalmente, tanto durante o dia quanto à noite. Em novembro, foi veiculado que os vôos poderiam ser suspensos por falta de caminhão AP2 do Corpo de Bombeiros, especial em combate a incêndios aéreos. De acordo com Izaura, a prefeitura não foi informada oficialmente. “O que soubemos foi por notícia, nada oficializado junto a prefeitura se vão parar. Estamos tendo diversos contatos, pedindo apoio do governo, de parlamentares para a aquisição do caminhão, mas nada de concreto”, explicou.
A prefeita acrescenta ainda que, durante os pousos e decolagens o Corpo de Bombeiros faz o acompanhamento com o caminhão contra incêndio. Atualmente, o aeroporto de Alta Floresta é o único do Nortão em que vôos noturnos estão sendo realizados. O de Sinop tem autorização mas até o momento não tem data para começar a operar.