Alta Floresta deverá ter uma agência fluvial da Marinha para atuar na fiscalização dos rios, tráfego aquaviário e controle de poluição hídrica. A confirmação foi feita durante vistoria feita pelo comandante José Aderaldo de Miranda Souza – capitão de coverta-, em algumas localidades como as de propriedades da União. Entre os locais, está o condomínio residencial da aeronáutica, próximo ao aeroporto. De acordo com assessoria, nem todas as residências do local, que foi cedido para a Infraero, estão sendo utilizadas o que pode facilitar na implantação da agência, já que a estrutura está pronta. Com a implantação da agência, pelo menos nove militares deverão ser transferidos para Alta Floresta.
“Assim que a verba do governo federal cair no enlace da Marinha do Brasil o pessoal virá para Alta Floresta e será dado início na implantação da estrutura para nove militares com garagem de barco, de viaturas e um prédio para moradia do pessoal que será transferido”, disse o capitão Aderaldo. Segundo ele, será feito um cadastramento das embarcações que utilizam os rios da região e será cobrada a habilitação (Arrais) dos pilotos.
Com esta, será a terceira agência da marinha em Mato Grosso. A primeira está localizada em Cuiabá e, deve ser transformada para delegacia; a outra está em Cáceres. A de Alta Floresta deverá atender 30 municípios, que ainda deverão ser confirmadas.