O Comando de Policiamento de Área inicia hoje, uma campanha de orientação e conscientização da nova lei de trânsito, especialmente para os motociclistas e referente ao capacete.
De acordo com a regulamentação determinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), os condutores de motos, além do uso obrigatório, não podem usar insul film na viseira do capacete, têm que ter no dispositivo de segurança fita adesiva que reflete à luz, selo do INMETRO e viseira de cristal.
No primeiro momento, a intenção será apenas sensibilizar os condutores, entregando panfletas, falando sobre as alterações que devem ser feitas. Porém, a partir do final do mês, acontecerá um trabalho ostensivo com multas (R$ 127,69), apreensão do veículo e outras sanções previstas. Cabe inclusive a apreensão do veículo, perda de cinco pontos na Carteira de Nacional de Habilitação.
A reclamação de muitos motoqueiros sobre o curto espaço de tempo para se adequar às novas normas do Denatran justificam os dias de campanha de orientação. No entanto, a Polícia Militar lembra que a regulamentação visa dar mais segurança.