PUBLICIDADE

Alta Floresta: MPE investiga impacto de usina hidrelétrica na atividade pesqueira

PUBLICIDADE

O promotor Luciano Martins da Silva, instaurou um inquérito civil para apurar um “possível impacto negativo da obra da UHE Teles Pires” aos pescadores da região. O membro do Ministério Público Estadual (MPE) apontou que “observo que o empreendedor omitiu-se completamente no cumprimento do programa de monitoramento de atividade pesqueira”.

Ainda de acordo com a portaria, “não obstante o prejuízo causado aos pescadores, nada concluiu o programa sobre o prejuízo causado e, pior: absolutamente nenhuma providência, qualquer que seja, foi adotada pelo empreendedor com o fim de ‘estabelecer medidas de apoio específicas que permitam a manutenção e ordenamento da atividade pesqueira local’, como diz o Plano Básico Ambiental (PBA)”.

A promotoria considerou que cabe ao órgão ambiental a fiscalização do cumprimento das condicionantes do PBA relativo ao empreendimento, e portanto oficiou a Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Dilic/Ibama), requisitando providências sobre a situação.

Outro lado – a reportagem tentou contato, via telefone, com a responsável pelas obras da usina, no entanto, não foi obtido êxito. Não consta na portaria o prazo para conclusão das investigações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE