Em Mato Grosso oito municípios estão na lista dos prioritários na Ação de Apoio à Elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS), e já estão com contrato em andamento com recursos do Fundo Nacional do setor. Ao todo, 361 cidades compõem a lista. Essa ação será critério para o acesso aos recursos públicos do FNHIS destinados ao financiamento de obras voltadas à habitação. Como urbanização de assentamentos precários, provisão habitacional, assistência técnica, produção social de moradia, entre outras.
Entre os municípios que já têm contrato em andamento está Alta Floresta, Rondonópolis, Várzea Grande, Canabrava do Norte, Chapada do Guimarães, Canarana, Poconé e Porto Esperidião. Para que as demais cidades matogrossenses não fiquem impedidas de receber recursos do FNHIS, é necessário que seja elaborado o plano local de habitação e também cumprir as demais determinações da Lei 11.124/2005.
Além de aderirem ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), os municípios devem criar o Fundo Local de Habitação de Interesse Social e instituir o Conselho Gestor do Fundo. Com o plano poderá ser previsto o cenário habitacional da cidade para os próximos 10 ou 20 anos, com revisões e atualizações periódicas.