PUBLICIDADE

Alta Floresta: empresa multada em R$ 300 mil por poluição e morte de peixes

PUBLICIDADE

Uma empresa responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto no município de Alta Floresta foi autuada e multada no valor de R$ 300 mil, nesta semana, por causar poluição ao Córrego Severo, no Bairro São José Operário, provocando a morte de várias espécies de peixes. A informação é da assessoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente- Sema-.

O acidente aconteceu no dia 16 e teria sido provocado por uma pane elétrica na bomba da estação elevatória. No dia seguinte, a empresa contratou caminhões pipas para lavar a tubulação que despejava resíduos no córrego. De acordo com a Sema, em função da pane, a empresa teria utilizado a tubulação para dar vazão aos resíduos, como uma válvula de escape, em desacordo com o que estabelece a legislação ambiental e a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento e, estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

A analista ambiental da Unidade Regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Alta Floresta, Márcia Colert Shavaren, informou que por falta de oxigenação muitos peixes como piau, cascudo (peixe de fundo), lambaris, trairá e curimatá morreram. Moradores dos bairros São José Operário e Cidade Bela perceberam o desastre ambiental no dia 17 pela manhã. A água estava escura e o mau cheiro era forte. Segundo Márcia Schavaren, a situação já esta normalizada.

A empresa se comprometeu a fazer a recomposição das espécies para recompensar os danos ambientais causados pelo acidente. Ela também poderá recorrer da multa imposta pela secretaria.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão, pega fogo e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE