A eleição que escolherá os novos conselheiros tutelares de Alta Floresta está marcada para o dia 16 de dezembro. Para participar, o candidato deve ter mais de 21 anos, ter concluído o ensino médio e também apresentar certidão negativa expedida pela justiça comum, federal e eleitoral. O período de inscrições encerra dia 5 de outubro, na Secretaria de Assistência Social.
Os inscritos deverão participar da capacitação, que ocorrerá entre os dias 17 a 19 de outubro. Haverá ainda uma prova escrita, marcada para o dia 27 de outubro e, prova psicológica nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Entre os dias 21 de novembro e 14 de dezembro os candidatos poderão divulgar as propostas. O resultado da eleição será divulgado no dia 17 de dezembro e, a posse, ocorrerá no dia 21.
Os cinco candidatos mais votados serão eleitos conselheiros. Os dez seguintes ficarão na suplência os 10 candidatos. Em caso de empate na classificação, a preferência será do candidato que tiver maior idade. O conselheiro receberá dois salários mínimos para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, devendo ter disponibilidade para os plantões, em escala, divididos em noturno, feriado e fins de semana.