Com uma pista de 2.500 metros de extensão e sistema de iluminação implantado, o aeroporto de Alta Floresta opera com apenas um vôo diário. A liberação de vôos noturnos ainda aguarda a homologação. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edegar Lammel, esteve na central de jornalismo de Só Notícias e informou que o município já cobrou explicações da Infraero. Segundo ele, uma resposta deve ser dada dentro de 15 dias. “O aeroporto tem a segunda maior pista do Centro-Oeste e precisamos saber toda a problemática, se é do ponto de vista operacional, técnico, se é um problema político e conhecer de fato as razões desse problema. A partir disso, faremos um esforço para que seja homologado, podendo oferecer pousos e decolagens durante 24 horas”, ressaltou.
Lammel destacou que cerca de R$ 20 milhões foram investidos na iluminação e na pista, que tem capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte. “Outras empresas, não somente as que operam atualmente, poderão fazer uma escala e atendimento de pousos e decolagens, com o uso de forma mais racional de toda infra-estrutura que já está disponível”, acrescentou.
Hoje, apenas Lucas do Rio Verde está autorizado a receber vôos noturnos na região. A sinalização da pista, que possui 1.400 metros, com capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio porte, foi homologada em agosto do ano passado. Sinop também deve oferecer vôos noturnos em breve. Estão previstas para iniciar em abril as obras de iluminação da pista e balizamento. R$ 1 milhão serão investidos, liberados pelo Ministério do Turismo. Sinop tem dois vôos regulares diários de segundas a sextas-feiras.