PUBLICIDADE

Alta Floresta: campanha prevê punição para responsáveis por queimadas

PUBLICIDADE

Uma parceria entre o poder público de Alta Floresta e Ministério Público atuará em distintas frentes visando a prevenção, orientação e fiscalização de queimadas urbanas. Há quatro anos a iniciativa é mantida e já acarretou importantes resultados, entre os quais a queda no número casos e melhora na qualidade de saúde da população. Até novembro, ações devem ser desenvolvidas.

“É uma grande campanha de conscientização, mas também há parte de fiscalização, denúncia. Quem for flagrado ateando fogo em terrenos baldios será multado”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Irene Durate. O Executivo aplica as medidas necessárias com base na lei municipal 039 de 1984.

A secretária explica que a meta é continuar reduzindo o número de casos de queimada urbana – proibidas durante todo o ano – bem como as rurais. “Alta Floresta vem reduzindo os focos nos últimos anos. A campanha é focada na área urbana mas todos estão mobilizados”, acrescentou Irene Duarte.

A secretária pondera ainda que ano passado o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, representada pela Coordenadoria do Meio Ambiente, iniciou uma campanha no município sobre a temática de Alta Floresta Sem Fogo, com trabalhos de educação ambiental, orientação e fiscalização.

Foram parceiros vários órgãos e entidades como Polícias Civil e Militar, ONG’s, Bombeiros, Sema, Ibama, COMDEMA, entre outros. Palestras em escolas, comunidades rurais e de bairros foram realizadas.
Dados da Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta mostram que nos últimos anos o total de focos de queimada – somadas rurais e urbanas – apresentou queda. Em 2005 foram 1.897, em 2006 1.336, em 2007 outros 888 e, em 2008, 134.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE