Mato-grossenses voltaram seus olhos ao céu desde a última quarta-feira à noite (17) para contemplar o fenômeno astronômico que reúne os corpos celestes visíveis a olho nu dos planetas Mercúrio, Vênus e Júpiter em uma configuração que se destaca pela proximidade aparente com a Lua. De acordo com o Observatório Nacional, hoje à noite, a Lua estará ainda mais alta (equivalente a “duas mãos” acima de Vênus). Logo abaixo do satélite, será possível avistar Regulus, a estrela alfa da constelação de Leão.
Só Notícias apurou no site Time and Date que os três planetas poderão ser melhor observados no Nortão logo após o pôr do sol – Mercúrio a partir das 19h12, Júpiter das 19h36 e Vênus das 20h16. O fenômeno poderá ser observado em praticamente todo o território brasileiro, dependendo apenas das condições meteorológicas, céu limpo e horizonte oeste desobstruído.
Conforme o Observatório Nacional, o alinhamento ocorre porque os planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) possuem seus planos de órbita quase no mesmo plano da órbita da Terra em torno do Sol. E o mesmo para a Lua, cujo plano de órbita é inclinado em apenas 5 graus em relação ao da Terra. Vênus é o planeta mais brilhante do céu, seguido por Júpiter, e continuará visível após o pôr do sol até o mês de novembro.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


