PUBLICIDADE

Alerta do controle de vôo teria tentado avisar Legacy por 5 vezes

PUBLICIDADE

Por cinco vezes, os controladores de vôo do Cindacta-1, em Brasília, tentaram avisar o jato sobre a colisão com o Boeing 737-800 da Gol, sem obter sucesso, segundo as investigações de peritos, baseadas em depoimentos de controladores de vôos e na análise preliminar da caixa-preta do Legacy.

De acordo com a perícia, nos 15 minutos anteriores ao acidente, que resultou na morte dos 155 ocupantes do Boeing, o transponder (aparelho que identifica a aeronave no radar) do jato permaneceu desligado. O jato da Embraer só reapareceu no radar já sobreposto ao avião da Gol, quando já não era mais possível evitar a colisão. Após o acidente, o jato voltou a se comunicar com o controle de tráfego em Brasília.

O portal Terra divulgou ainda que segundo a apuração, as gravações da caixa-preta confiram que não houve resposta dos pilotos do jato – Joseph Lepore e Jan Paul Palladino, que tiveram os passaportes apreendidos e deverão permanecer no Brasil até o término das investigações. Eles trabalham para a aérea americana ExcelAire e podem ser responsabilizados pelo acidente.

Ontem, pela primeira vez, a Aeronáutica liberou o acesso da imprensa ao Legacy que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol. O jato, que permanece no campo de provas da Aeronáutica na Serra do Cachimbo, no sul do Pará, passa por perícia que pode durar até 90 dias.

Para preservar as investigações, a ponta da asa esquerda e o estabilizador horizontal, na cauda, danificados na colisão, foram protegidos por uma lona amarela. O Legacy pousou de emergência no campo de provas após colidir com o Boeing, que caiu no norte do Mato Grosso com 155 pessoas a bordo.

Leia também
Trasladados 16 corpos de vítimas de acidente com boeing
PF abre inquérito para investigar culpa de pilotos de jato em acidente
FAB não confirma que jato tenha culpa na queda de boeing
Médicos vão ao Nortão ajudar peritos a identificarem corpos
Encontrado nos destroços livro de passageiro: Voltarei a ter minha própria vida?
Técnicos americanos ajudarão a investigar acidente com boeing da Gol no Nortão
PF apreende passaportes de pilotos do jato que bateu em boeing
Resgatados 30 corpos que estavam em boeing e buscas são intensificadas
Chegam a Brasília 2 primeiros corpos de vítimas de acidente aéreo no Nortão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE