Uma pesquisa encomendada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) divulgada nesta terça-feira mostra que Geraldo Alckmin (PSDB) tem 46,9% das intenções de voto para a Presidência da República entre os eleitores do município de São Paulo. Ele é seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 27,1%, e Heloísa Helena (PSOL), com 8,5%.
Foram ouvidos cerca de 1.000 eleitores no município de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A enquete, realizada no dia 7 de julho, revela ainda que os índices de rejeição e aprovação de Lula na cidade de São Paulo estão em um patamar muito parecido. Dos entrevistados, 48,9% aprovam o desempenho do petista no Planalto. Para 13,3%, o governo merece nota zero, enquanto 4,2% deram 10. Outros 48,6% responderam que desaprovam o governo Lula.
Já o governo do tucano Geraldo Alckmin à frente do Estado de São Paulo –ele deixou o cargo no final de março para disputar a Presidência– foi aprovado por 76% dos entrevistados.
A taxa de rejeição do candidato petista foi de 46,3% –percentual de eleitores que disseram que jamais votariam no presidente de novo. Outros 11,9% responderam que não votariam no tucano de forma alguma. A taxa de rejeição da candidata do PSOL ficou em 6,8%.
Os dados da pesquisa foram coletados com a população residente no município de São Paulo com idade igual ou superior a 18 anos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).