sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Agrônoma explica necessidade de calcificação no solo de Sinop

PUBLICIDADE

O solo da região de Sinop é rico em alumínio. Segundo a engenheira agrônoma Maria Cleonice dos Santos, da Empaer(Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), a presença desse elemento diminui a produção, pois é tóxico às plantas, sendo necessário o calcário e adubo para a reposição de potássio e cálcio, que o solo não possui.

Outro fator, que segundo a agrônoma empobrece o solo da região, é a forma de manejo feita por alguns agricultores após o desmate. “O correto é fazer o enleiramento com o “garfo”, que não remove seus nutrientes”, disse. E que muitos colocam fogo em toda a área ou fazem o enleiramento com a lâmina, que “rapa” os nutrientes do solo.

A agrônoma explica que ao queimar a área, a nova plantação pode até ser de qualidade, mas é por causa das cinzas, que são ricas em potássio, e que em pouco tempo essa camada será levada, especialmente com as chuvas. A Empaer faz a orientação ao agricultor para fazer de maneira correta o manejo, “alertamos para fazer as queimas no final da tarde, depois das chuvas, em que há umidade no solo e no ar”, afirma a agrônoma.

Uma das orientações da agrônoma é que os produtores façam uma análise do solo antes de fazer qualquer adubação, pois o excesso ou falta do calcário ou adubo, pode diminuir a capacidade de produção da planta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE