O bloqueio na BR-163 em Lucas do Rio Verde deixou de ser geral. Agora há pouco, os agricultores, que fazem o manifesto ‘Grito do Ipiranga’ tiraram os tratores da pista e liberaram o tráfego, menos para caminhões carregados com soja, milho, arroz e insumos. O bloqueio geral em Lucas durou 3 horas pela manhã, teve um intervalo entre às 11:00 e 14:00hs e foi até às 17:00hs.
Amanhã os organizadores planejam novos bloqueios gerais em Lucas, na saída para Nova Mutum. O tempo de duração não foi confirmado. Ainda nesta segunda-feira, em Lucas, os produtores fecharam quatro bancos e uma cooperativa de crédito, protestando contra as altas taxas de juros.
O alvo principal da manifestação, que também é feita em Sinop e Sorriso, com adesão de produtores de pelo menos outras 10 cidades, é cobrar do governo Lula mudanças na política econômica e agrícola. A queda do dólar derrubou o preço da soja e a grande maioria dos produtores não tem conseguido cobrir nem os custos.
As reivindicações dos agricultores, na Carta do Ipiranga, são:
Reivindicações:
1) Normatização imediata da “MP da Agricultura”.
2) Política Agrícola clara e de longo prazo
3) Mudança na política cambial – diminuição de taxa de juros já.
4) Liberação imediata de recursos para compra de milho (AGF)
5) Credenciamento urgente de novos armazéns na região
6) Criação de bônus de transporte (equalizar o custo de produção e preço pago pelo mercado).
7) Desoneação do óleo diesel ( CIDE,PIS.COFINS, ICMS).
8) Implementar alteração no FAT GIRO RURAL – contemplando maior prazo e o financiamento direto ao produtor de todos os insumos, inclusive óleo diesel, prever o re- financiamento de CPR e CPRF emitidas junto as instituições financeiras.
9) Atualização dos preços mínimos para garantir a renda mínima ao produtor disponibilizando a opção de equivalência produto nas contratações de novos financiamentos.
10) Bio combustível- implementação imediata do bio-diesel B-8 e regular o uso de bio-combustível a nível regional permitindo o utilizar puro ou em mistura por parte do produtor.
11) Implementação do seguro rural que garanta a renda ao produtor
12) Desoneração da carga tributária dos insumos.
13) Manter e fortalecer o plano de asfaltamento da BR-163 ( até o porto de Santarém)
14) Definir sob condições viáveis o plantio da próxima safra