Agricultores da região Sul de Mato Grosso começaram a semana aderindo ao protesto iniciado, semana passada, no Nortão, com bloqueio de rodovias, protestando contra a política econômica e agrícola do governmo. Eles bloquearam a BR-163 e a BR-364 em um local estratégico e que dá acesso a Campo Grande (MS). Além de caminhões carregados com soja, arroz, milho e algodão, os manifestantes impedem também a passagem de combustível, protestando ainda contra o alto preço do óleo diesel que tem sido responsável por aumentos consideráveis nos custos de produção.
Durante o protesto, agricultores colocaram fogo em fardos de algodão.
Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, foi colocado fogo em 5 colheitadeiras e um trator durante os protestos na BR-163 em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Tapurah (em uma rodovia estadual).
Hoje, em Nova Mutum, houve bloqueio geral por algumas horas na BR-163. Produtores, que tinham saído da pista, quinta-feira passada, cumprindo liminar da Justiça Federal, voltaram a impedir o tráfego de caminhões e carretas carregados com a safra e insumos. A passagem de ônibus, automóveis e caminhões com outras cargas ficou impedida por algumas horas.
Em Sorriso, Lucas e Sinop os bloqueios parciais continuam. Produtores no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia também aderiram aos protestos.