Os agricultores de Sinop estão se mobilizando para fechar as agências bancárias que operam com crédito agrícola. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, o movimento vai começar fechando as duas agências do Banco do Brasil e pode se estender para os demais bancos.
Só Notícias apurou que os agricultores estão providenciando correntes grossas para trancar as portas dos bancos. Essa ação faz parte do movimento que foi deflagrado ontem em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, denominado Grito do Ipiranga. Em Lucas, os bancos foram fechados ontem, tendo a entrada trancada por máquinas e tratores.
O movimento prossegue hoje com o bloqueio de caminhões com cargas agrícolas na BR-163 em Sinop e Sorriso e bloqueio total em Lucas do Rio Verde, onde os manifestantes liberam o trânsito em alguns períodos, retendo apenas os caminhões.
O município ainda está ganhando força em vários municípios do Nortão, como Vera, onde os produtores já estão engajados. Em outras regiões do Estado, a adesão deve ocorrer entre hoje e amanhã. Os produtores querem o cumprimento da lei que garante renda de 30% sobre os custos de produção. De 2004 para cá, estudos apontam que praticamente dobrou o custo de produção de soja por hectare. Com preço baixíssimo – R$ 15,00, em média, a saca – as lavouras de soja não devem ter renda suficiente para bancar os custos.