terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Agricultores de Lucas R. Verde mantém bancos fechados. BR-163 também

PUBLICIDADE

As quatro agências bancárias de Lucas do Rio Verde e uma unidade de cooperativa de crédito continuam fechadas hoje. É o segundo dia de protesto dos agricultores que colocaram máquinas em frente aos bancos, com faixas, protestando contra altas taxas de juros e a política econômica do governo que tem deixado milhares de agricultores à beira da falência, já que a cotação de soja, milho e arroz estão nos menores patamares da história.

Advogados dos bancos tentam hoje, no Judiciário, obterem liminares para que os bancos voltem a funcionar. ” Ainda não recebemos qualquer comunicado da Justiça e vamos continuar o nosso protesto, Grito do Ipiranga, não só bloqueando a BR-1263 mas fechando os bancos para chamar a atenção do governo Lula que nossa classe está massacrada e mais de 90% dos produtores estão quebrados”, afirmou um dos coordenadores do movimento, ao Só Notícias.

O bloqueio na BR-163 reiniciou hoje de manhã e será geral até às 10:00hs. A pista ficará liberada em seguida voltando a ser bloqueada das 14:00 às 17:00hs.

As reivindicações dos agricultores, na Carta do Ipiranga, são:
1) Normatização imediata da “MP da Agricultura”.
2) Política Agrícola clara e de longo prazo
3) Mudança na política cambial – diminuição de taxa de juros já.
4) Liberação imediata de recursos para compra de milho (AGF)
5) Credenciamento urgente de novos armazéns na região
6) Criação de bônus de transporte (equalizar o custo de produção e preço pago pelo mercado).
7) Desoneação do óleo diesel ( CIDE,PIS.COFINS, ICMS).
8) Implementar alteração no FAT GIRO RURAL – contemplando maior prazo e o financiamento direto ao produtor de todos os insumos, inclusive óleo diesel, prever o re- financiamento de CPR e CPRF emitidas junto as instituições financeiras.
9) Atualização dos preços mínimos para garantir a renda mínima ao produtor disponibilizando a opção de equivalência produto nas contratações de novos financiamentos.
10) Bio combustível- implementação imediata do bio-diesel B-8 e regular o uso de bio-combustível a nível regional permitindo o utilizar puro ou em mistura por parte do produtor.
11) Implementação do seguro rural que garanta a renda ao produtor
12) Desoneração da carga tributária dos insumos.
13) Manter e fortalecer o plano de asfaltamento da BR-163 ( até o porto de Santarém)
14) Definir sob condições viáveis o plantio da próxima safra

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE