PUBLICIDADE

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal e interestadual de MT

PUBLICIDADE

Com o objetivo de coibir o aumento do transporte clandestino no Estado, a Ager (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso) intensificará, a partir deste final de semana, a fiscalização do transporte intermunicipal, interestadual de passageiros e nas empresas de fretamento. A operação será realizada em parceria com da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar e não tem data para terminar.

Segundo o diretor de Transportes da Ager, Marco Prado, a deflagração dessa operação de fiscalização foi acordada com toda a diretoria da Ager em função do aumento de denúncias protocolizadas na Ouvidoria da Agência pelos usuários e empresas de ônibus. “A operação de fiscalização denominada Impacto I, vai garantir a segurança e a qualidade dos serviços de transporte prestados à sociedade mato-grossense”, frisou o diretor.

A fiscalização será feita de forma simultânea com quatro equipes nas principais estradas do Estado. A orientação dada aos agentes fiscais é que façam cumprir os dispositivos legais, aplicando sanções pertinentes em casos de cometimento de infrações pelas empresas. Serão fiscalizados itens de conforto, segurança, comercialização de bilhetes e tarifa, com foco em autorização e normas para a prestação do serviço, seções, vistoria veicular, seguro de responsabilidade civil, emissão de bilhetes, entre outros. “Caso os fiscais encontrem carros irregulares, será aplicada uma multa e o veículo ficará apreendido por 72h”, informou Marco Prado.

A intenção da Ager é intensificar a fiscalização que já ocorre de forma sistemática e cumprir dois objetivos principais: verificar as denúncias de transporte clandestino e monitorar o transporte regular. “Nossa fiscalização já atua de forma constante, principalmente nos principais terminais rodoviários de Mato Grosso. Vamos ampliar nossas ações de fiscalização, buscando de forma educativa orientar os usuários e as empresas dos seus direitos e deveres”, esclareceu a presidente da Ager, Márcia Vandoni.

Márcia Vandoni orienta os usuários do transporte intermunicipal, que viajar em transporte clandestino, ou seja, que não possui autorização da Ager para transportar passageiros, é um risco. “No transporte clandestino o passageiro não tem qualquer garantia de segurança e de preservação de seus direitos. O prejuízo não é só para o usuário diretamente, mas para o cidadão em geral, porque o clandestino não recolhe impostos, como a empresa regularizada”, ressaltou.

Em caso de reclamação, o passageiro deve se dirigir primeiro ao transportador, se o problema não for resolvido, ele deve entrar em contato com a Ager por meio do telefone 0800 647 6464 (ligação gratuita), em horário comercial, pelo site ou na própria agência. “A população é nossa maior aliada na fiscalização e na construção de um sistema de transporte de qualidade”, frisou a presidente da Ager.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE