Agentes, assistentes e auxiliares penitenciários de Mato Grosso decidiram suspender a greve e retornar as atividades para que possam avançar nas negociações com o Governo do Estado. A categoria se reuniu, ontem, com representantes do governo e consegiu avançar em algumas propostas como garantia de mais contratações e andamento na questão do pagamento do adicional de insalubridade. Porém, quanto ao reajuaste ainda haverá negociações.
Os profissionais reivindicam aumento de efetivo, melhorias nas condições de trabalho dos profissionais, reajuste na tabela salarial proposto de forma progressiva (2012 a 2014), sendo de 20% no primeiro ano, 25% no segundo e 30% no último e pagamento de insalubridade (aprovado em dezembro de 2011) além de outros itens. A pauta completa tem mais de 30 itens.
Conforme Só Notícias informou, em Cuiabá, nesta manhã, os trabalhadores fizeram uma mobilização em frente a Assembleia Legislativa. Em Sinop, os profissionais que atuam no presídio Osvaldo Florentino, o “Ferrugem”, se mobilizaram em frente a cadeia localizada na avenida das Figueiras, no centro, junto com os trabalhadores desta unidade.
Atualmente o quadro geral de servidores do sistema penitenciário de Mato grosso atinge aproximadamente 2,2 mil pessoas.