PUBLICIDADE

Agentes penitenciários aprovam indicativo de greve em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Agentes, assistentes e auxiliares penitenciários de Mato Grosso aprovaram o indicativo de greve e aguardam, agora, uma reunião com a comissão formada por representantes da Secretaria de Estado de Administração (SAD) que está negociando a pauta de reivindicações. O encontro está programado para ocorrer, na quinta-feira (23). Após isto, o presidente do Sindicato, João Batista, confirmou que será realizada nova assembleia entre a categoria, na sexta-feira (24), quando será definido se a greve iniciará. “Mas todas as dependências prisionais já estão em estado de greve”, reforçou, ao Só Notícias.

O indicativo foi aprovado, na sexta-feira (17), durante assembleia que reuniu aproximadamente 200 servidores de Cuiabá e do interior. Nela, foi avaliada a pauta da categoria, composta por mais 30 itens, e os primeiros posicionamentos dados pela Secretaria de Administração em recente encontro. “Alguns itens foram respondidos e ficaram de verificar a questão do pagamento de insalubridade, que já é lei mas ainda não recebemos. A questão da tabela [salarial] afirmaram que nesse ano não vai ter aumento”, explicou. A alegação, segundo o presidente, seria a falta de dinheiro. “Cuiabá está uma verdadeiro canteiro de obras, então dinheiro tem”, acrescentou.

Dos mais de 30 itens que compõe a pauta, alguns foram considerados primordiais para este momento, como o pagamento do adicional de insalubridade (cuja lei foi aprovada em dezembro de 2011 e com pagamento previsto para começar em julho deste ano); o reajuste na tabela salarial, que foi proposto de forma progressiva (2012 a 2014), sendo de 20% no primeiro ano, 25% no segundo e 30% no último, seguindo um trabalho de recomposição dos últimos dez anos e que não teriam sido aplicados e, a falta de efetivo. 
Há ainda questões relacionadas a melhorias de condições de trabalho nos estabelecimentos penais, saúde dos profissionais e outras mudanças técnicas.

Atualmente, conforme Só Notícias informou, o quadro geral de servidores do sistema penitenciário de Mato grosso atinge aproximadamente 2,2 mil pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE