Para aperfeiçoar os trabalhos de monitoramento das obras do mundial de 2014, a Auditoria Geral do Estado criou, nesta semana, uma unidade de auditoria especializada para atuar junto a Agecopa. Composta por quatro auditores, a equipe designada exercerá suas atividades de forma permanente e exclusiva dentro da autarquia, em sintonia com as prioridades estabelecidas pelo governador Silval Barbosa.
São dois auditores da área de engenharia, um da área do direito e outro com formação econômica que realizarão a revisão dos projetos e editais lançados pela Agência Executiva, bem como a vistoria dos procedimentos administrativos internos do órgão. A equipe atuará de forma diferenciada das demais unidades de auditoria da AGE, uma vez que os prazos para conclusão dos trabalhos já estão estabelecidos e não podem sofrer atrasos. “A ação será tempestiva e se constituirá, num primeiro momento, no apontamento dos eventuais erros e falhas para, a seguir, auxiliar em suas correções”, pontua o auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho.
Desde o início dos trabalhos envolvendo a preparação do Estado para a Copa do Mundo a AGE realiza o acompanhamento das atividades. Entretanto, a atuação da equipe sempre ficou dividida entre as demandas produzidas pela Agência Executiva com aquelas geradas por outras Secretarias e instituições do Governo. “Esta nova unidade de auditoria terá sua atuação totalmente focada nos preparativos para Mundial e será composta por técnicos com larga experiência e conhecimentos na área de auditoria e controle”, destaca o auditor geral.
Segundo Alves, diversas vezes o presidente da Agecopa, Eder Moraes, expressou seu desejo de ter a Auditoria trabalhando lado a lado e de forma permanente com os gestores e técnicos da Agecopa. Além disso, o próprio governador Silval Barbosa elegeu a preparação do Estado para o evento de 2014 como prioridade de sua gestão. “Sendo assim”, afirma, “não se pode esperar do órgão de controle interno do Poder Executivo posicionamento contrário. A Agecopa é para nós uma prioridade porque a realização do Mundial é também uma prioridade tanto para o Governo do Estado quanto para a população matogrossense”.
A instituição de uma unidade especializada para atuar na Agecopa criou as condições para um ajuste na estrutura interna da Secretaria Adjunta de Auditoria da AGE. As oito coordenadorias de Auditorias da unidade foram transformadas em seis superintendências, reduzindo para apenas um nível a distância entre a parte estratégica e a operacional. A medida foi tomada visando fortalecer as equipes e deixar a estrutura mais horizontalizada. “Esperamos com estas medidas agilizar o tramite processual interno, dando maior celeridade nas tomadas de decisões importantes pelo órgão”
Além disso, a Superintendência de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle também sofreu alterações. Agora, além de atuar de forma posterior a realização de auditorias, monitorando a implantação dos Planos de Providências para correção dos apontamentos realizados pelos órgãos de controle, ela também terá a incumbência de fornecer dados e trilhas para a realização de auditorias pelas demais equipes do órgão.