Termina amanhã o prazo para os criadores de bovinos e bubalinos do Nortão vacinarem seus rebanhos de 0 a 12 meses, contra a febre aftosa. Estimativas do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) são de que mais de um milhão de bezerros sejam imunizados nesta primeira etapa da campanha. Outras duas estão previstas para maio e novembro.
Além de imunizar seus rebanhos o produtor também deve ficar atento com o prazo para declaração no Indea, que termina no dia 10 de março. Após essa data os rebanhos serão fiscalizados e os que não foram imunizados serão penalizados. Além de multas, os animais não terão autorizações de transporte.
Na última campanha, em novembro passado, o Estado conseguiu atingir o índice de vacinação de 99%. A Regional de Sinop obteve o maior índice, de 99,87%. A expectativa é de que esse índice seja alcançado, já que outros casos de contaminações de febre aftosa foram anunciados no Paraná.
No ano passado alguns casos foram confirmados em rebanhos do Mato Grosso do Sul e Paraná. Os prejuízos foram sentidos pelo setor em todo o país, inclusive na região. O preço da carne caiu muito e alguns países embargaram as exportações da carne brasileira.