Geral

Aftosa: Indea começa vistoria em propriedades de Sinop

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) iniciou esta semana uma série de vistorias nas propriedades que fazem parte da regional de Sinop e que ainda estão com pendências da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. O prazo para imunizar os rebanhos terminou no dia 31 de maio e os pecuaristas tiveram até o dia 12 para comunicar a vacinação no instituto.

Nesta etapa, a regional espera alcançar 100% da meta em imunizar cerca de 315 mil animais, com até 2 anos. Na primeira etapa, em fevereiro, em que foram vacinados animais com até 1 ano, o instituto atingiu 99,3% da meta. Além de Sinop, pertencem a regional Vera, Cláudia, Feliz Natal, União do Sul, Santa Carmem, Marcelândia, Itaúba e Santa Helena.

Os pecuaristas que ainda não vacinaram os rebanhos serão notificados, multados, e os animais serão vacinados com acompanhamento dos fiscais do Indea. Para os produtores que ainda não declararam a vacinação no instituto será emitida uma penalidade administrativa, ficando proibido de movimentar o gado o dobro de tempo que levou para comunicar ao órgão.

O período de vistorias deve encerrar até o final do mês.