O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assinou o termo de homologação para voos noturnos nos aeroportos de Tangará da Serra, Matupá e Pontes e Lacerda, que devem começar a operar primeiro. Além disso, outros nove aeroportos de Mato Grosso também receberam a homologação. O anúncio foi em Brasília em reunião com o Governador Silval Barbosa, nesta quarta-feira.
O governador disse, através da assessoria, que é mais uma vitória para os investimentos em logística em Mato Grosso. “Agora, estamos buscando com o ministro o desdobramento de investimentos em outros aeroportos. Ele garantiu que este ano já sai algumas licitações”, explicou.
O investimento em aeroportos em Mato Grosso é essencial para garantir o direito de ir e vir da população, segundo o ministro Moreira Franco. “Em Mato Grosso as distâncias são imensas, se não tivermos infraestrutura aeroportuária que suporte uma aviação eficaz não estaremos garantindo o direito de ir e vir das pessoas”.
Dentro do plano para investimentos em portos lançado pela presidente Dilma Rousseff o pacote aeroportuário incluirá investimentos de 3,5 bilhões a 4 bilhões de reais em cerca de 200 terminais no país. A prioridade é melhorar a infraestrutura dos aeroportos regionais. O Governo Federal pretende incentivar aeroportos regionais com a intenção de que cidades com até 100 mil habitantes tenham aeroportos à uma distância de no máximo 60 quilômetros.