A partir de 7 de janeiro o aeroporto será fechado para recapear os 1.600 metros de extensão da pista e eliminar imperfeições que representam ameaça a segurança nos pousos e decolagens de aeronaves. O trabalho deve durar 30 dias. A prefeitura informou que todo o procedimento burocrático está concluído e a empreiteira prevê a conclusão das obras em 30 dias. A previsão inicial é que o aeroporto volte a funcionar em 7 de fevereiro, após a Aeronáutica fazer a inspeção. Só Notícias apurou que a Aeronáutica ainda não expediu o Notam (documento oficial encaminhado para todos os aeroportos informando que aeronaves comerciais e particulares não poderão pousar).
Neste período, os vôos estarão suspensos. Aviões particulares poderão usar uma pista alternativa (particular) que fica próxima ao setor industrial. Já as aeronaves de companhias aéreas deixarão de operar porque não há uma “pista auxiliar” homologada na Aeronáutica.
As empresas aéreas que operam com vôos diários em Sinop já suspenderam as vendas de passagens para janeiro e fevereiro. O diretor de uma agência informou, ao Só Notícias, que a “companhia ainda não se posicionou quanto a situação dos passageiros que compararam bilhetes com antecedência, para janeiro, nas datas em que o aeroporto estará fechado. Se quiserem manter os bilhetes, terão que deslocar a Cuiabá ou Alta Floresta para pegar vôo”, explicou. Ele não soube explicar se haverá reembolso ou se o cliente pode cancelar o bilhete e a empresa devolver o dinheiro.
Serão investidos no recapeamento da pista R$1,3 milhão, que foram remanejados do orçamento da Secretaria de Esportes, por iniciativa do secetário Baiano Filho, para o orçamento do governo estadual que é responsável pela manutenção nas pistas de aeroportos mato-grossenses.
O prefeito Nilson Leitão disse que, até meados de janeiro, fica pronta a iluminação e sinalização da pista para que Sinop tenha vôos noturnos diários. Uma companhia aérea já manifestou interesse em operar. ” É mais uma grande conquista para fortalecer a economia da nossa cidade e região”, disse o prefeito.