O aeroporto presidente João Figueiredo recebey 222.622 mil passageiros em 2014. Foram 110.469 mil embarques e 112.153 desembarques que o consolida como o segundo maior em movimentação de passageiros em Mato Grosso. Os dados foram confirmados pelo coordenador Liomar Costa.
Sinop está atras apenas do aeroporto de Várzea Grande que recebeu 3.3 milhões de passageiros. E está bem a frente do aeroporto de Rondonópolis que registrou 57,5 mil passageiros. Alta Floresta ficou em quarto lugar, com 49.120 mil.
Tanta movimentação, deixa o aeroporto sinopense operando no limite máximo de sua capacidade. O terminal ficou pequeno para atender centenas de pessoas que viajam diariamente – boa parte delas vem das cidades da região. Muitas vezes no momento do check in, os passageiros ficam do lado de fora porque o espaço do saguão é pequeno. A área de desembarque está na mesma situação. As obras de ampliação eram esperadas para começar ano passado, mas ainda não há data definida para começar.
O projeto aprovado na Secretaria de Aviação Civil (SAC) terá recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). R$ 108 milhões serão liberados por um banco oficial. Aguarda-se agora a emissão do licenciamento ambiental, a ser realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Só Notícias apurou que o processo está em andamento “na fase de análise documental e vistoria”. Também não há um prazo para ser liberado.
O novo terminal de passageiros terá 4 mil metros quadrados. Será feita sinalização para melhorar o tráfego aéreo, ampliação da pista, e ampliado estacionamento de carros. Com a ampliação da pista de pouso e decolagem, o código passa a ser 4D, por conta do comprimento e do porte de aeronaves que vão usá-la.
De acordo com uma fonte, a pista, na primeira fase do projeto, deverá ser ampliada, longitudinalmente, 870 metros no prolongamento da THR 03, totalizando 2500 metros de comprimento e alargada em 15 metros a direita da cabeceira, totalizando 45 metros de largura.