PUBLICIDADE

Aeroporto de Rondonópolis receberá investimentos de R$ 8 milhões

PUBLICIDADE

O aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, será ampliado e receberá melhorias. O governo do Estado obteve recursos na ordem de R$ 8 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do programa do Ministério do Turismo, Prodetur – Programa de Desenvolvimento do Turismo, para ampliação da pista de pousos e decolagens e do pátio de manobras, aquisição de aparelho raio-X e de uma esteira para bagagem no terminal de passageiros.

Atualmente duas companhias aéreas operam, com quatro voos diários cada, em aeronaves que transportam até 80 passageiros e uma terceira companhia aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar no aeroporto. São Paulo, Campo Grande, Curitiba, Cuiabá, Marília, Maringá, Araçatuba e São José do Rio Preto são os destinos para os passageiros do terminal de Rondonópolis.

A SSM Consultoria, Projetos e Construções termina o projeto de ampliação até o final do mês de novembro. Segundo o engenheiro civil e de infraestrutura portuária, José Carlos Ferreira da Silva, responsável pela Gerência Aeroviária e Hidroviária da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) o início da licitação da obra será realizado ainda em dezembro de 2011. "Espera-se que a ordem de início de serviço seja assinada no mês de março para que em dezembro de 2012, a ampliação esteja concluída", prevê Silva.

Com a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.850 metros de comprimento e 30 m de largura para 2.260 m de comprimento e 45 m de largura as companhias passarão a utilizar aeronaves com até 150 lugares. O pátio passaria de 9.000 m² para 24.000 m². E os passageiros ganhariam também em segurança, conforto e agilidade. Hoje o aeroporto não conta com esteira de bagagem, dificultando a espera pela bagagem. Já a instalação de um raio-x de bagagens de mão propiciará maior segurança.

A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) são parceiras na empreitada que prevê que o aeroporto Maestro Marinho Franco seja uma alternativa para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Cuiabá. A Setpu é responsável pela execução e a Sedtur pelo custeio das obras. O número de passageiros entre embarque e desembarque no aeroporto de Rondonópolis nos anos de 2009 foi de 20.497 e de 2010, 19.514. Estima-se que esse número chegue ainda, em 2011, a 22 mil.

Uma das preocupações da Gerência Aeroviária e Hidroviária da Setpu está em manter o aeroporto em funcionamento durante o período de obras. Silva afirma que a ideia é trabalhar com paralisações parciais, para evitar ao máximo uma interdição total. Medidas essas que serão discutidas entre a administração do aeroporto de Rondonópolis, as companhias aéreas que lá operam e a futura construtora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE