O avião Neiva, modelo EMB-810 caiu, hoje, por volta das 5h, na plantação de milho em uma fazenda localizada a cerca de 50 quilômetros de Querência (973 km de Cuiabá). O gerente da fazenda informou, ao Só Notícias, que na aeronave estavam o piloto e o proprietário da fazenda, que foram socorridos por um funcionário, posteriormente encaminhados para um hospital particular.
A unidade de saúde informou que os dois continuam internados e que, possivelmente, um deles será transferido para outro hospital. Entretanto, não relatou os tipos de ferimentos e a gravidade dos estados de saúde.
Ainda segundo o funcionário da fazenda, a aeronave era fretada e teria sofrido uma pane no sistema de navegação no momento da decolagem e acabou caindo. Essa versão deve ser apurada pelo Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
Consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a aeronave está em penhora e pertence a uma empresa de consultoria em logística de São Paulo. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) está válido até dezembro de 2023.
É o segundo acidente aéreo em Mato Grosso este mês. Conforme Só Notícias já informou, no último dia 3, o monomotor Neiva, modelo EMB-711ST, que caiu quando tentava fazer um pouso no aeroporto municipal de Vila Rica (1,2 mil km de Cuiabá). Os dois ocupantes não tiveram ferimentos. O Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes, o Seripa, apontou que a aeronave teve uma falha no motor.